LE BEAUJOLAIS NOUVEAU EST ARRIVÉE.....!

Postado em 13/11/2018 as 20:22:50

LE BEAUJOLAIS NOUVEAU EST ARRIVÉE.....!

Diletos Leitor e Leitora,

Existem vinhos para todos os gostos: fortificados, amargos, suaves, amadeirados, frutados, doces e por aí vai. No entanto, existem vinhos famosos que atingem preços altos, mas que são pouco apreciados por aqueles que se dizem “entendedores de vinhos”. Um deles é o Beaujolais Nouveau. Conheci o Beaujolais Noveau em fins de novembro de 1997 em Paris. Seduzido pelos cartazes promocionais "Beaujolais Noveau est arrivée!", que coloriam todos os bares, adegas e supermercados da Cidade Luz. Resolvi experimentar. 
Era um cair de tarde ensolarado com aquele friozinho gostoso do final do outono. Degustei com uma cesta de pães, queijos, e azeite de oliva em uma mesinha de calçada. Foi amor instantâneo. Sei que ainda é difícil comprar no Brasil pois esse vinho chega com um preço incompatível com o vinho que é – adorável, mas singelo – e se esgota rapidamente. 

Olha, deixa eu te dizer que se pretendes estar na França neste mês de novembro ou dezembro, te prepara para ver, em todas as lojas que comercializam vinhos e produtos de gastronomia, em algum lugar do estabelecimento, uma placa com a frase: “Le Beaujolais Nouveau est arrivée! (O Beaujolais Nouveau chegou!). Desde a década de 80, essa é a frase que melhor descreve o espirito do mês de novembro no país de Edith Piaf e Charles Aznavour. Existe nesta época do ano uma expectativa indisfarçável por grande parte dos apreciadores e participantes de um dos mais famosos rituais do planeta vinho: a chegada do vinho Beaujolais Noveau. Por isso, quando chega o mês de novembro, e agora também em muitos lugares no mundo, restaurantes, bares, bistrôs, cafés e restaurantes parisienses começam a fervilhar com a grande clientela, formada por aqueles que querem saber a mesma coisa: o Beaujolais Nouveau chegou? É desse jeito que começa um dos maiores festivais de vinhos no mundo inteiro, celebrado sempre na mesma data. Em 2018 a espera termina nesta quinta-feira, 15 de novembro, dia em que os apreciadores franceses se rendem mais uma vez aos encantos do Suco da Bíblia chamado Beaujolais Noveau e montam uma festa monumental que se espalhou por muitos países, inclusive o Brasil. Como foi que começou essa “frison” tão delicioso?

O famoso vinho é um vinho tinto produzido com a variedade Gamay na região francesa de Beaujolais, que possui um detalhe interessante, a sua produção dura menos de 10 semanas e a fermentação ocorre poucas semanas antes de seu lançamento, que é sempre na esperada terceira quinta feira de novembrodia que ficou conhecido como o “Dia do Beaujolais Nouveau”. Elaborado para ser bebido jovem, à primeira vista, ou primeiro gole, o vinho não chama muita atenção: leve, fresco e frutado, um vinho simples que agrada facilmente a todos. Mas então, o que será que tem de tão especial nele? Por que é tão comentado? Bom, todo o marketing em cima do Dia do Beaujolais Nouveau não é à toa, e existem alguns fatores para isso, um deles é a produção do vinho, realizada com o método chamado maceração carbônica, no qual uvas inteiras são expostas a um ambiente rico em gás carbônico e com pouco oxigênio, o que faz com ele fique mais fresco e frutado.

Além disso, sua história também é muito interessante. Até o final da II Guerra Mundial, era produzido com rapidez para abastecer a população local e comemorar o fim da colheita, sem que os inimigos pudessem se apoderar dele (sabiam que os alemães invadiam as caves francesas para realizar saques?). Esse vinho só foi reconhecido pela legislação em 1951. Com o passar do tempo, o que era inicialmente uma celebração local, para poucos, foi ganhando importância e chegou à região de Paris. Foi aí que a corrida começou. Com a chegada do vinho à região parisiense, os produtores começaram a competir para ver quem chegava primeiro aos consumidores da cidade. Por isso, logo sua data de lançamento foi regulamentada, ocorrendo na bendita terceira quinta-feira de novembro em diversas regiões da França, sob fogos de artifício, música e muita festa (para a sorte das empresas de turismo e turistas)!

Aliás, não é só em Paris que a festa acontece! O vinho também já chegou a outros países que comemoram em grande estilo.

No final de tudo é exatamente isso que importa! Não é preciso ter um sabor inigualável ou um envelhecimento que dure décadas, o que importa em um vinho é sua capacidade de unir as pessoas e celebrar os bons momentos. Deixei você com água na boca para degustar esse vinho? Imagino que sim. Então, faça como eu. Como em Manaus dificilmente encontraremos uma ampola do Beaujolais Noveau para a tradicional celebração francesa, vamos escolher aqui mesmo no site da Bacozon qualquer um dos grandes vinhos que são oferecidos. Em seguida, use a sua imaginação brindando igual aos apreciadores do mundo inteiro: Le Beaujolais Noveau chegou! Convenhamos, o que importa neste caso, excepcionalmente, não é o vinho que estamos degustando, é fazermos parte deste grande evento vínico mundial. Concorda comigo?

O melhor da vida está sempre por vir. Portanto, vamos então comedidamente, beber, comer e amar. Um brinde à sua saúde! Santé!